ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Capacitación en habilidades sociales en adolescentes con trastorno de ansiedad social: una revisión sistemática
Rafaela Fava de Quevedoa; Mariana Nunes Andreollab; Francine Guimarães Gonçalvesc; Ilana Andrettad
Páginas: 35 - 48

Resumo

O Transtorno de Ansiedade Social caracteriza-se por um medo persistente em situaçoes de exposiçao ou interaçao social. Para fins terapêuticos, faz-se importante desenvolver um repertório de habilidades sociais, favorecendo a diminuiçao dos sintomas. Este estudo tem por objetivo identificar os treinamentos de habilidades sociais em adolescentes com transtorno de ansiedade social, bem como seus resultados através de uma revisao sistemática de artigos. Foram incluídos artigos publicados entre 2006 e 2016 nas bases ScienceDirect, PubMed Central, SCOPUS, LILACS e PsycINFO. O relato e análise dos itens seguiram as recomendaçoes PRISMA. Dos 236 artigos encontrados, cinco foram analisados, considerando as características da amostra, conteúdo da intervençao, resultados e limitaçoes de cada artigo. Os estudos, em sua maioria, realizaram intervençoes baseadas no protocolo SET-C, as quais resultaram na melhora do Transtorno de Ansiedade Social de crianças e adolescentes. No entanto, nenhum dos estudos realizou uma análise específica das habilidades sociais póstratamento. Salienta-se a necessidades de estudos brasileiros com a temática, bem como se sugere pesquisas direcionadas à investigaçao específica das contribuiçoes do treinamento de habilidades sociais para o tratamento do Transtorno de Ansiedade Social.

Descritores: Transtornos Fóbicos; Criança; Adolescente; Revisão